top of page
Banner Site Jornada.png

O projeto "A Jornada dos Príncipes"

O Projeto A Jornada dos Príncipes propõe em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, a realização de um documentário de média metragem, com até 52 minutos de duração, nomeado "A Jornada dos Príncipes”, onde o roteiro aborda a viagem de Dom Pedro do Rio à São Paulo pelo Vale do Paraíba, à Santos e a sua volta à São Paulo para a Proclamação da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.

Foca também aspectos regionais de cidades do percurso, com seu folclore e seus atrativos históricos e turísticos fazendo entrevistas com historiadores para criação de podcasts e Webinários.

Descendentes de Dom Pedro e de Dona Leopoldina conduzem a narrativa.

Você pode conferir tudo sobre o projeto clicando ao lado >

Haras Lagoinha presente na Jornada dos Príncipes com a raça Mangalarga

Genuinamente brasileira e fundamental na construção

do país e em toda sua história. 

Seguindo os passos de Dom Pedro I, o Chefe da Casa Imperial do Brasil, Dom Luiz de Orleans e Bragança, seus irmãos, príncipes Dom Bertrand e Dom Antônio, seus sobrinhos e comitiva, refazem a partir de 2018 o caminho de Dom Pedro I para a Independência do Brasil. Esse projeto de cinco anos lança o Bicentenário da Independência do Brasil, que ocorrerá em 2022.

A partir do Rio de Janeiro, os príncipes passarão por cidades do Vale do Paraíba, chegando finalmente a São Paulo e Santos. Visitarão, assim, os locais por onde passou Dom Pedro I e neles proferindo palestras, conferências, visitas e encontros de cunho histórico e cultural. Haverá festejos e apresentações musicais e folclóricas em cada parada.

Além de Santos, os municípios escolhidos são as cidades do Vale do Paraíba de maior relevância atualmente e os principais locais de pouso, de estada e de importância histórica da jornada do Príncipe Regente Dom Pedro.

Vídeo Institucional 2019

Marisa Iorio é madrinha do projeto
"A Jornada dos Príncipes" e conversa com o Dep. Estadual Castelo Branco
na  cavalgada na cidade de Pindamonhangaba - SP

image.png

MARÇO / 2022

A Jornada dos Príncipes - Pindamonhangaba SP

Acompanhe um pouco da cavalgada na cidade de Pindamonhangaba, interior do Vale do Paraíba no estado de São Paulo, uma das rotas de Dom Pedro I e sua comitiva a caminho da Independência do Brasil.

Vídeo de Making Off Haras Lagoinha

Vídeo compartilhado do Dep. Estadual Castelo Branco

CHÁ IMPERIAL
SÃO PAULO

No sábado, 14 de maio, às cinco horas da tarde, membros da família Orleans e Bragança e alguns amigos da Casa Imperial do Brasil se reuniram para um chá social em espaço cultural

de São Paulo. 
 
Estiveram presentes S.A.R. o Príncipe D. Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, sua esposa a Princesa D. Maria de Fátima e a filha mais jovem do casal real, a Princesa D. Maria Manuela. 

Um dos objetivos do encontro, além da confraternização social, foi o de apresentar as realizações do programa "A Jornada dos Príncipes" e as comemorações previstas para o Bicentenário da Independência do Brasil. 
 
Antes do serviço de chá e café com dois deliciosos bolos, um de  nozes, outro de chocolate, falou, em primeiro lugar, o Dr. José Guilherme Beccari, agradecendo o convite e a presença de todos, recordando que, há mais de 30 anos, o Dr. Rubens de Brito iniciara as reuniões para a fundação do primeiro círculo monárquico de São Paulo, do qual até hoje é seu presidente.

 

Em seguida, a palavra foi passado ao Dr. Malcolm Forest, idealizador de "A Jornada dos Príncipes". Este fez um breve relato do desenvolvimento do programa, e suas duas viagens com S.A.I.R. D. Bertrand de Orleans e Bragança a Brasília e a excelente receptividade que Sua Alteza lá recebeu.

 

Relatou alguns dos importantes eventos comemorativos previstos para este ano e da extensão das comemorações para os anos seguintes, em virtude de estarmos comemorando, além do Bicentenário da Independência do Brasil,
 

tolhido pelas restrições da pandemia, o do  primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Santana Galvão e em anos sucessivos, os Bicentenários da Primeira Assembleia Constituinte, da Primeira Constituição Brasileira, em 2024; em 2025 o do nascimento do Imperador D. Pedro II, em 2026, os duzentos anos da morte da Imperatriz D. Maria Leopoldina. Anunciou a realização do Concerto do Bicentenário em Brasília em 7 de junho; "A Jornada dos Príncipes" de forma presencial em Taubaté, em 12 de junho e o lançamento do filme documentário "A Jornada dos Príncipes", no segundo semestre deste ano. 

 

Em continuidade, o Dr. Rubens de Brito fez uma brilhante retrospectiva da monarquia, seus valores, benefícios e as consequências nefastas dos regimes republicanos em todo o mundo. Encerrando a série de breves intervenções, teve a palavra o Príncipe D. Pedro de Alcântara que agradeceu e exaltou a grandeza do trabalho realizado em prol da Monarquia do Brasil.  Sucedeu-se ao serviço de chá uma animada conversa entre os convidados.  Dentre os presentes, destacamos as presenças: Srª. Renata de Brito,  o casal Dr. Rodrigo de Brito e Dra. Joseli e a filha infante, Alice, a Sra. Cecília Helena; o Juiz Dr. José Roberto Leme, o casal Dr. Ciro e Srª. Simone D'Avino; o casal Dr. Oswaldo Rocco e Profª Hayley Rocco, a Srª. Marisa Iório, proprietária do Haras Lagoinha, Madrinha de "A Jornada dos Príncipes", o casal Engº Carlos Telles e Sra. Glisiele. O Principe D. Gabriel de Orleans e Bragança, filho de D. Pedro de Alcântara e de D. Maria de Fátima fora convidado e justificou a sua ausência em virtude de estar acometido de forte gripe. Sua Alteza esteve recentemente na Academia da Polícia Militar do Barro Branco, convidado para ser paraninfo da turma de cadetes formandos. (Vide foto)

A Jornada dos Príncipes - Aparecida SP

A comitiva de Dom Pedro I chega a catedral mariana da fé em Nossa Senhora Aparecida e principal destino turístico para os devotos do Brasil e do Mundo.

Foi realizada, com pleno êxito em Aparecida, mais uma etapa do Programa Nacional das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, “A Jornada dos Príncipes” que revisita os locais por onde o príncipe Dom Pedro passou pelo Vale do Paraíba, indo do Rio de Janeiro a São Paulo, em agosto de 1822. Ele nomeou sua esposa, a Princesa Dona Maria Leopoldina princesa regente do Brasil no Rio de Janeiro. Foi ela a primeira mulher das Américas a ser como Chefe de Estado de um país e assinou a proposta de independência do Brasil em 2 agosto de 1822.

 

Bicentenário de S. Frei Galvão

 

Comemorou-se também, com a exibição do filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz” no Memorial da Devoção, o Bicentenário de Santo Antônio de Santana Galvão, o primeiro santo brasileiro, natural da região de Guaratinguetá, à qual o município de Aparecida pertenceu.

 

Os eventos tiveram como anfitrião o Prefeito Dr. Luiz Carlos de Siqueira e seu secretariado, Dra. Zenilda Cunha, Sr. Ronaldo Souza, Sr. João Gilberto de Oliveira. A Dra. Maura Silva de Oliveira foi grande colaboradora e incentivadora do programa e esteve presente apoiando os eventos.

 

Festa de São Benedito e o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança

 

“A Jornada dos Príncipes” em Aparecida coincidiu com a abertura da 113a. Festa de São Benedito e contou com a presença do Principe Dom Gabriel de Orleans e Bragança que recebeu homenagem da Prefeitura e da Irmandade de São Benedito.

Saiba mais clicando aqui >

Vídeo da Jornada dos Príncipes - Aparecida

Fotos da Jornada dos Príncipes - Aparecida

Captura de tela 2023-07-06 164505.png

“A JORNADA DOS PRÍNCIPES”
E A RESTAURAÇÃO DO MUSEU NACIONAL

Para a pré-estreia na Embaixada da Áustria,  em Brasília, em 14 e 15 de Junho de 2023, o Embaixador Stefan Scholz e a Embaixatriz Angelika Scholz receberam diplomatas,  ministros, deputados e as animadas senhoras do AmaBrasilia para uma recepção com jantar e a exibição do filme do diretor Malcolm Forest. 

O diretor  do Museu Nacional do Rio de Janeiro, o antigo Palácio de São Cristóvão,

que figura no filme, foi também convidado e fez  uma breve apresentação

sobre o programa de restauração. 

Assista ao trailer

Captura de tela 2023-07-06 174534.png

Confira a matéria no site americano The Week

Clique aqui

Depoimentos sobre o filme

Alexandre.png

Alexander Kellner
Diretor do Museu Nacional

Assista no vídeo abaixo o depoimento
do Diretor

Stefan Scholz
Embaixador da Áustria no Brasil

Assista no vídeo abaixo o depoimento do Embaixador

bottom of page